Como criar e assinar um documento

Como criar e assinar um documento você mesmo

Cassiano Calegari avatar
Escrito por Cassiano Calegari
Atualizado há mais de uma semana

Assinar e enviar um documento é fácil e rápido. Para que você possa realizar essa ação sem complicações, elaboramos um guia passo a passo:

 1. Criar um documento:

Crie um novo documento no Autentique diretamente aqui, ou clicando no botão + Novo no painel do Autentique.

 2. Indicar os signatários:

Na primeira linha do campo signatários, preencha o seu email de cadastro do Autentique, ou simplesmente clique em "Me adicionar na lista". Assim que você preencher o seu próprio email, o Autentique irá incluí-lo como signatário também:

3. Indicar pessoas que receberão o documento (opcional):

No campo signatários, é possível preencher o email do destinatário do documento e selecionar o papel que ele terá naquele documento, como Assinar, Aprovar, Reconhecer, Testemunhar, Endossar em branco ou preto, ou Acusar recebimento. Para compreender a função de cada uma dessas opções, você pode acessar o artigo: Opções de envio para assinatura

4. Selecionar o documento:

Ao lado direito do menu Signatários, selecione o arquivo que deseja assinar. O arquivo pode estar em formato PDF ou outros formatos comuns de texto, como Doc, Docx, OJS, entre outros.

Para avançar, clique em "Continuar" no final da página.

5. Posicionar os campos se assinatura (opcional):

Se você deseja que as assinaturas dos signatários sejam incluídas no corpo do documento, escolha a forma de representação visual desejada: Assinatura, Rúbrica, Nome, CPF ou Data, e posicione-a onde preferir.

6. Enviar e assinar:

Clique no botão "Enviar para assinatura". Você será redirecionado para a página de visualização do documento. Nela, clique em "Assinar".

Obs: Você não poderá mais modificar o documento ou os signatários após enviar para assinatura.

7. Pronto!

Seu documento foi assinado eletronicamente e ficará guardado no Autentique para consulta a qualquer momento.

Respondeu à sua pergunta?